Dia 25 de maio comemora-se o Dia do Trabalhador Rural


Roseane Bovo

Gestora de Projetos – FMS Agro

 

O homem do campo é uma figura secular na construção da história do Brasil. De um país cuja história se baseia na vida rural, aos dias de hoje, com maioria urbana, o trabalhador rural desempenha um papel importante na economia.

Existem no Brasil 15,7 milhões de trabalhadores rurais segundo o Instituto Brasileiro de Pesquisa (IBGE) de 2009. Homens e mulheres que retiram do campo a subsistência e a renda. De proprietários de terras a trabalhadores formais e informais, o homem do campo, apesar da importância, enfrenta dificuldades que vão desde a falta de investimento público no ensino das áreas rurais à contaminação pelo uso de agrotóxicos nas lavouras.

Um importante ambiente do trabalho rural se desenvolveu no país, o do Agronegócio. Este novo cenário, localizado, principalmente, na região Sul, surgiu junto com o bom desempenho econômico aliado ao desenvolvimento tecnológico, que ampliou a capacidade de produção e exportação no campo.

Apesar do abismo econômico e social existente entre esses dois “mundos”, a essência do trabalhador rural e a forma com que ele busca lutar para viver dignamente é a mesma, seja no Sul ou nos cantos esquecidos do Norte do país. E faz dele um importante personagem fiel as suas raízes e tradições do que é o homem do campo no Brasil. Seu valor humano e histórico é, sem dúvida, essencial para firmarmos uma de nossas inúmeras identidades e valores.

A Agrícola FZ e a FMS Agro, atuantes no setor Agrícola desde o ano de 1987, vêm acompanhando as mudanças do setor e evoluindo de acordo com as novas tecnologias lançadas no mercado.

Hoje com terras espalhadas nos estados de São Paulo e Minas Gerais, a Agrícola FZ e a FMS Agro, contam com cerca de quarenta funcionários dedicados ao trabalho no campo.

Em diferentes funções, a “pele queimada e as mãos calejadas” de nossos trabalhadores, fazem brotar do chão, alimentos saudáveis que serão consumidos por todos, nos mais diversos cantos do país.

Parabéns aos trabalhadores rurais que há muito contribuem com a alimentação e a economia, em especial aos nossos funcionários que, do campo à mesa, se dedicam no cultivo de alimentos saudáveis e de qualidade.

dia do trabalhador rural

Figura 1: Confraternização

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *